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Geoprocessamento e o sucesso na escolha do ponto comercial ideal

Como a rede Ortodontic Center reformulou seu processo de localização e busca do ponto comercial para tornar as franquias mais rentáveis

Quando uma franquia é instalada sem um estudo que permita a expansão somente em localidades onde está concentrado o público alvo de seu negócio e o ponto comercial não é escolhido de acordo com uma análise minuciosa da concentração de pessoas que irão consumir o produto ou serviço naquele bairro, há grandes chances de não alcançar o resultado desejado. Segundo o especialista em Franchising, Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, 97% das pessoas não se deslocam mais do que 3 km para consumir em um estabelecimento comercial.




O que vem acontecendo na Ortodontic Center – maior rede de franquias de clínicas ortodônticas – após a implantação do geoprocessamento para a escolha do ponto comercial e das localidades a serem implantadas novas unidades, mostra exatamente a importância da localização correta para aumentar o sucesso das franquias. Antes de passar por uma reformulação em seu modelo de negócio, a franqueadora orientava os franqueados para que eles escolhessem o ponto e negociassem o imóvel. Agora, com 159 unidades, tanto os novos franqueados, quanto os já existentes que quiserem abrir novas unidades, terão pontos comerciais escolhidos de acordo com um minucioso estudo que levará em consideração áreas com grande concentração de passantes dentro do perfil do cliente final.

Franqueados contam suas experiências

O franqueado Dyego Gomes, 34 anos, abriu sua primeira unidade há 6 anos na cidade de Itajaí, Santa Catarina, sem o trabalho de geoprocessamento atual e hoje percebe que o esforço que realizou para a captação de clientes fez com que ele perdesse dinheiro. “Não estava no lugar certo e tinha que percorrer longas distâncias para captar clientes em escolas e em locais onde estava a maioria do meu público alvo. Conseguia atrair muita gente, mas a dispersão era grande e quem não voltava após fazer a avaliação, era porque a clínica ficava longe para eles”, conta Dyego

Em 2016, Dyego abriu uma franquia em Navegantes, desta vez localizada na saída da balsa e sem realizar a prospecção em escolas ou empresas, já tem uma carteira de mil pacientes. Animado, vai abrir mais uma unidade em Itajaí, só que desta vez no centro da cidade, onde há grande concentração de pedestres para aplicar os programas de vendas desenvolvidos pela franqueadora para a abordagem de novos clientes.

Outro caso bastante parecido aconteceu com Leandro Zanella, franqueado da Ortodontic Center de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Sua primeira loja foi aberta há 9 anos e, apesar da excelente performance, ele pôde constatar que sua segunda franquia, aberta depois de 6 anos, desta vez no centro da cidade onde seu público alvo está mais concentrado, é muito mais fácil de gerir, mesmo estando a apenas 5 quadras de sua primeira clínica. “Agora, minha meta é abrir mais 3 franquias em Porto Alegre e estou aguardando o término do estudo de geoprocessamento, que vai mostrar quais são as melhores áreas para o meu negócio”, explica.

O plano de expansão da Ortodontic Center prevê a abertura de 873 franquias em 300 localidades selecionadas com, no mínimo, 100 mil habitantes concentrados nas classes B2, C e D, com potencial para captação de 7 mil clientes ao longo de 10 anos.

Ortodontic Center – Ficha Técnica:

Investimento inicial: R$ 86mil (taxa de franquia, equipamentos de informática e instrumental da clínica)

Despesas pré-operacionais: R$ 29mil (despesas com o treinamento, serviços de legalização e taxas, materiais de escritório e outros e campanha de inauguração)

Investimento em instalações físicas: R$ 153 mil (equipamentos odontológicos, mobiliário e comunicação visual, equipamentos, utilidades e serviços)

Capital de giro: R$ 120 mil

Total do investimento: R$ 388mil*

* Valores com obras e reformas não inclusos.

TAXA DE FRANQUIA: R$ 65 mil

TAXA DE ROYALTIES: 10% sobre o faturamento bruto

TAXA DE PROPAGANDA: 2% sobre o faturamento bruto

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 220 mil

LUCRATIVIDADE: 25%

PONTO DE EQUILÍBRIO: 8 MESES

PAYBACK: 23 MESES

LUCRO MÉDIO MENSAL: R$ 53 mil

TICKET MÉDIO: R$ 80,00

METRAGEM : 100m²

NÚMERO DE COLABORADORES: 7

PRAZO DE CONTRATO: 10 anos

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FONTE: Matéria originalmente publicada pelo site Portal Novidade, disponível em: http://www2.portalnovidade.com.br/escolher-bem-o-ponto-e-fundamental-para-o-sucesso-do-negocio/

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