mapa-noticimapa-batalhas-de-rap

Noticimapa: Jornalismo Cartografia e Direitos Humanos nas Periferias

Os Cursos Noticimapa registram através do jornalismo e mapeamento os espaços de defesa de direitos humanos nas periferias

Por 


O que você fala sobre o seu bairro? O que você ouve sobre esse território? É o mesmo que você conhece sobre ele? Nos Cursos Noticimapa – Jornalismo, Cartografia e Direitos Humanos, o Periferia em Movimento leva ao público a proposta de mapear espaços de defesa de Direitos Humanos nas periferias e mapeá-los, com práticas jornalísticas. Como resultado, quem olhar no mapa saberá sobre a distribuição dos locais que, cada um à sua maneira, estão na luta por garantias de direitos nas periferias de São Paulo.



Os mapas revelam o que outras linguagens não contam. Eles podem ajudar com uma interpretação boa sobre o que significa para aquele bairro ter ou não ter esses espaços. Um mapeamento detalhado ajuda também a descobrir o que de fato é necessário fazer em cada área para que os moradores garantam o acesso pleno a esses direitos. Assim, é  mais fácil provar que as políticas públicas ainda não contemplam a região e, dessa forma, mais fácil cobrar soluções do poder público. O compartilhamento dessas informações mais detalhadas, também ajuda a mobilizar mais pessoas nessa luta.

  • Durante o primeiro semestre de 2017, o Periferia em Movimento realizou dois cursos dentro da proposta Noticimapa: Jornalismo, Cartografia e Direitos Humanos:

O primeiro curso aconteceu no Sesc Campo Limpo, e a decisão dos participantes foi por registrar os espaços de educação popular na região do Campo Limpo. O CIEJA e o CDhep (Centro Defesa Direitos Humanos Campo Limpo) foram escolhidos para as vivências jornalísticas pelos participantes.

Confira os conteúdos produzidos no Noticimapa realizado Sesc Campo Limpo aqui.

O Curso “Fala Sério – Jornalismo, Cartografia e Direitos Humanos” aconteceu no Sesc Pinheiros, também com a proposta de reunir essas três áreas do conhecimento. Nessa edição, os participantes decidiram mapear as batalhas de RAP que acontecem em São Paulo.

Os conteúdos produzidos estão disponíveis neste link. E o mapa criado pode ser acessado aqui.

________________

FONTE: Matéria extraída do site http://periferiaemmovimento.com.br/

 

Deixe um comentário